terça-feira, 31 de maio de 2011

5.16-Sabugueiro (Sambucus nigra L.)

Descrição: O sabugueiro é conhecido desde antiguidade como o guardião da saúde. Nos meios rurais é muito comum encontrar esta árvore, pois desenvolve-se um pouco por toda a parte. Em Espanha, os catalães chamam-lhe “árvore boa”, se formos aos açores a infusão que se faz com a flor seca do sabugueiro é conhecida como “chá do bem fazer”.
Indicações terapêuticas: Em fitoterapia usa-se as flores de sabugueiro para lavagens oculares para tratar conjuntivites. As flores e as folhas têm propriedades diuréticas, sudoríficas, depurativas e anti-inflamatórias. Em infusão actua como antidiarreica, em decocção actua como anti-inflamatória. Em gargarejos serve para tratar inflamações da garganta e das gengivas, faringites, estomatites e amigdalites. Para lavagens as flores de sabugueiro podem ser aplicadas para dermatoses, eczemas, acnes e furúnculos. Os frutos são tonificantes e laxantes. Esta planta é ideal para curar constipações e gripes.
Modo de utilização:
Uso interno: infusão de flores, 3 colheres para 1litro de água a ferver. Deixe descansar 10 minutos. Tomar 1 chávena quente 3 vezes ao dia.
Uso externo: infusão, faz-se uma infusão concentrada para lavagens dos olhos nas conjuntivites, para gargarejos de modo a desinflamar a garganta e a boca e ainda pode ser utilizada para empapar compressas e aplicar na pele.

Sabugueiro


0 comentários: