A freguesia da Carregueira já existia no princípio do século XVI. É um local onde prodominam terrenos férteis e água em abundância. No início do século XX tornou-se um ponto de fixação para muitas famílias. O maior desenvolvimento deu-se a partir de 1985, com um investimento nas suas infra-estruturas, com o asfaltamento de estradas, a construção da rede de abastecimento público de água, a criação da extensão de saúde na Carregueira e um centro de apoio social entre muitas outras. Centra a suas actividades económicas na agricultura, na Construção Civil, no Comércio, e na Pequena Indústria. Mais recentemente, no Eco-Parque do Relvão, área industrial dedicada ao Ambiente, Resíduos e Energia.
A freguesia da Carregueira faz parte do distrito de Santarém e do concelho da Chamusca distando 9 km do centro populacional. Tem uma área de 99.03km2, e 2,295 habitantes (2001). É muito conhecida e apreciada pelos seus laranjais.
Como locais de lazer encontram-se a Mãe D´água, o pátio desportivo, a Igreja de Santa Bárbara e a zona verde envolvente. Dispõe ainda de um rancho folclórico, de uma banda filarmónica “Vitoria ” e também de dois grupos desportivos. A gastronomia tradicional é a couve c/ feijão, couve a sôco, couve com feijão e peixe do Rio Tejo frito, bolo ferradura e arroz doce.
0 comentários:
Enviar um comentário