quarta-feira, 25 de maio de 2011

2.5 Rio Tejo e sua importância

Nascente: Serra de Albarracin, Espanha
Foz: Lisboa
Extensão: Cerca de 1040 km, dos quais 275km em Portugal
Localidades por onde passa (principais): Vila Velha de Ródão, Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira
Principais afluentes: Erges, Ponsul, Ocreza, Zêzere, Sever e Sorraia
Barragens: Castelo do Bode (Zêzere), Fratel, Belver
Área da bacia hidrográfica: 80 149 km2, dos quais 55 769 km2 em Portugal
Navegabilidade: 50km (valada)

Importâcia

O Rio Tejo possuía enorme importância, antes das vias rodoviárias e ferroviárias eram as vias fluviais que rasgavam o solo do nosso país, especialmente os navegáveis como o Tejo.
Para a cidade de Santarém através da sua vasta extensão e fácil navegabilidade assumiu um papel fundamental na fundação e desenvolvimento da cidade. Em especial no século XVI, Lisboa tornou-se capital do Reino e aumentou o seu poder económico. As comunidades ribeirinhas de Santarém não mais deixaram de crescer em comunhão com o Tejo e os seus vastos recursos.
Os monarcas nas suas viagens régias elegiam o barco como meio de transporte privilegiado e o Rio Tejo como via principal. Santarém era até ao século XVI um dos destinos privilegiados das deslocações da Corte, o que vem realçar o papel político desta via fluvial.
Em termos económicos é importante pois este detêm uma grande riqueza hídrica que tem aproveitamento em diversas áreas, como: a produção de energia, o uso doméstico, a agro-pecuária, a indústria, o turismo e a pesca.
Actualmente é muito explorado principalmente em actividades ligadas ao turismo, com passeios de barco de modo a proporcionar ao turista a observação de espécies tanto da fauna, como da flora ou da fauna piscícola, ou em actividades como a canoagem.
Rio Tejo, no troço que atravessa a freguesia da Carregueira

0 comentários: